segunda-feira, 20 de maio de 2013

Cálculo e Escrituração Contábil da Depreciação, Amortização e Exaustão

Nos ativos classificados no ativo imobilizado com vida útil superior a um ano

Alexandre feil

Características do Ativo Imobilizado:
  • Nos ativos classificados no ativo imobilizado com vida útil superior a um ano, são realizados alguns gastos para mantê-los ou recolocá-los em condições normais de uso, estes gastos não aumenta a vida útil do bem e são considerados como manutenção e reparos é comum contabilizar tais gastos como despesas do período.
  • As reformas ou substituição de partes do bem do ativo imobilizado que venham a contribuir no aumento da vida útil ou na capacidade produtiva, neste caso será atribuído o valor do custo da melhoria ao valor do bem.


Depreciação


            A maioria dos elementos que compõe o ativo imobilizado, com exceção de terrenos e obras de arte, tem sua vida útil no emprego das atividades finitas, pois haverá um desgaste do bem em função de seu uso na empresa, e este desgaste gera um custo que é necessário registrar. O processo de contábil de converter gradativamente o imobilizado em despesa determina-se depreciação.
            Para efeitos de Legislação do imposto de renda a depreciação não é obrigatória, mas é interessante para as empresas que a realizem para diminuírem seu lucro a fim de pagar menos imposto de renda e contribuição social. Caso a empresa deixe de realizar a depreciação num determinado exercício não poderá realiza-la acumulada no próximo exercício. A despesa de depreciação deverá se alocada como custo em seu respectivo período de geração.

Forma de Calculo de depreciação

            Existem vários métodos de Calculo de depreciação e deverá ser utilizado o qual melhor se adapta aos padrões de consumo e dos benefícios econômicos futuros proporcionados pelo determinado elemento do ativo imobilizado.

            Os métodos mais tradicionais de depreciação são:
  • Método Linear: A depreciação deste método é realizada dividindo-se o valor depreciável do bem pelo tempo de vida útil do bem. Fórmula:

  • Método da soma dos dígitos dos anos: Este método também é linear e é calculado somando-se os dígitos dos anos de sua vida útil, estes usados como denominador e como numerador no primeiro ano n, no segundo ano n-1 e assim por diante. E a resultante desta fração é multiplicada pelo valor do custo do bem, menos o valor residencial.

  • Método das unidades produzidas: Este método de depreciação e realizada utilizando-se o numero de unidades que o bem produz em sua vida útil. Fórmula:

  • Ø Método das horas Trabalhadas: Este método de depreciação é realizada utilizando-se a quantidade de horas que o bem consegue ser utilizado em sua vida útil. Formula:

Contabilização da depreciação


            O lançamento que registra o lançamento segue:
            D – Despesas de depreciação (ou custos de Produção) (DRE)
            C – Depreciação Acumulada (Ativo Imobilizado)


Amortizações

            A amortização corresponde a perda do valor dos capitais referente aos ativos intangíveis. Desta forma nem todos os elementos do ativo intangível sofrem amortização, mas somente os que possuem uma vida útil definida: Como exemplos pode-se citar o Fundo de comércio, o Ponto Comercial, os direitos autorais, as Patentes e o Direito de Exploração.

Forma de Calculo da Amortização

            A amortização de um determinado período contábil é determinada pela seguinte estrutura:

Contabilização da Amortização

O lançamento que registra o lançamento segue:
            D – Despesas de amortização (DRE)
            C – Amortização Acumulada (Ativo Intangível)


Exaustões

            A Exaustão está ligada a perda de valor de explorações de direitos que estão vinculados a recursos minerais ou florestais, ou a alguns específicos a esta exploração. Da mesma forma que algumas propriedades se deterioram de forma física e outras de forma econômica a exaustão estão vinculada a recursos naturais que se esgotam. O esgotamento é a extinção do recurso natural e a exaustão é a extinção do custo ou do valor dos recursos naturais em função da exploração de minas, florestas, poços petrolíferos, entre outros.

Forma de Calculo da Exaustão

            O calculo da exaustão é realizada da mesma metodologia da amortização. E, neste caso o calculo deverá considerar os seguintes itens:
  • Ø Os principio da depreciação considerando o valor de aquisição, ou na proporção dos recursos naturais;
  • Ø O volume de produção do período;
  • Ø A razão entre o total de produção da mina, por exemplo, e o produzido no período;
  • Ø O prazo de duração do contrato se existe um contrato de duração predeterminada;
  • Ø Considerar o valor residual do terreno após exaurir os recursos naturais.
  • Ø Formula:

Contabilização da Exaustão

O lançamento que registra o lançamento segue:
            D – Despesas de exaustão (DRE)
            C – Exaustão Acumulada (Ativo Intangível)
Fonte: O Autor

3 comentários:

  1. Jesus do céu, é preciso escrever corretamente o português, afinal trata-se da sua língua materna.
    Com relação à contabilidade, o conteúdo é bem básico.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fbc. tudo bem?
    Obrigado pelo comentário. Criticas e elogios são sempre bem vindos, pois, estamos sempre aprendendo, não é mesmo?

    Não sei onde exatamente está o erro de português que você se refere, mas, infelizmente, não fui em quem escreveu o texto.

    De qualquer forma, obrigado novamente.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante da forma simples de explicação, me ajudou bastante, obg.

    ResponderExcluir