terça-feira, 28 de maio de 2013

Você tem perfil de líder ou apenas gerencia pessoas?

Pode ser que ele esteja apenas interpretando o papel de um cara “marrento” mas, dentro do ambiente corporativo, quem já não conheceu alguém como ele?

Maria cristina

Toda vez que assisto o programa NY Ink, começo a analisar o perfil do dono da empresa e, cada vez mais me asseguro que ele está longe de ser um líder.
Pode ser que ele esteja apenas interpretando o papel de um cara “marrento” mas, dentro do ambiente corporativo, quem já não conheceu alguém como ele?
Ami James, representa o típico pequeno empresário que está tão preocupado com a entrada de dinheiro , suficiente para pagar as contas da empresa que, acaba esquecendo o capital mais importante no seu negócio: os colaboradores.
Ele contratou uma secretária, que na realidade não deveria estar exercendo essa função, por ser uma pessoa mais preparada, com graduação, MBA e muitas ideias e, não escuta o que ela tem a dizer, não presta atenção no que ela pode agregar em conhecimento ao time.
Em um certo episódio, ele menosprezou o conhecimento da moça, dizendo que ela era “somente” uma secretária, a fez chorar e a trancou para fora do studio. Sinceramente? Quantos e quantos Amis não existem por ai?

Não está! Este é o mais claro exemplo da gestão por conflito.
Onde está a motivação da equipe? Onde está o líder? Quando a pessoa que deveria motivar e reconhecer méritos, agride e ofende, manda calar a boca e outras coisas do gênero?
Em contrapartida, quando assisto LA Ink. percebo o que é motivação, espírito de equipe, liderança e todos juntos em busca de um ideal.
Kat Von D é o exemplo de líder, ela envolve a equipe, cria um ambiente harmonioso, motiva com elogios, demonstra que alí todos são importantes, e com isso, eles “fecham” com ela. Seus negócios estão expandindo e, tudo caminha bem.
Então, para resumir:
O líder inova – O gestor administra
O líder inspira confiança nos seus liderados – O gestor somente quer controlar
O líder motiva – O gestor somente cobra resultados
O líder envolve a todos, mostra a necessidade e importância do trabalho de cada um, enquanto que o gestor mostra que qualquer pode ser substituído a qualquer momento.
Então, assistam estes programas e depois me digam, com quem vocês se identificam mais.
Você é líder ou gestor?
Fonte: Administradores.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário