terça-feira, 22 de abril de 2014

Resolução Questão 4 Exame Suficiência Técnico Contabilidade 01-2014

Uma sociedade empresária adota o sistema de inventário periódico e utiliza o
Método PEPS para controle dos estoques. O estoque inicial era de 70 unidades,
adquiridas ao custo unitário de R$15,00. No mês de dezembro de 2013, foram
feitas as seguintes aquisições:
Data Quantidade Total da Nota Impostos
Fiscal Recuperáveis
2.12.2013 100    2.400,00         528,00
23.12.2013 50    1.300,00         286,00
23.12.2013 60    1.400,00         308,00
Em 31.12.2013, o inventário indicou a existência de 120 unidades em estoque.
Com base nos dados informados, o Custo da Mercadoria Vendida em
dezembro de 2013 foi de:
a) R$3.210,00.
b) R$3.042,00.
c) R$2.734,80.
d) R$2.293,20.
Resolução:
O critério PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair) pressupõe 
que os itens de estoque que foram comprados ou produzidos 
primeiro sejam vendidos em primeiro lugar e, consequentemente,
 os itens que permanecerem em estoque no fim do período
sejam os mais recentemente comprados ou produzidos
Sendo assim, vamos montar uma tabela que controlará o estoque
bem como o custo dos produtos em cada período:
Primeiramente vamos informar o estoque inicial de 70 unidades
ao custo unitário de 15,00 em dezembro de 2013
Entrada Saldo Estoque
Data Qtd. Vlr Unit. Vlr Total Qtd. Vlr Unit. Vlr Total
dez/13 70 15    1.050,00 70         15,00     1.050,00
Agora vamos registrar a primeira operação. Lembrando que 
o custo de aquisição dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de
importação e outros tributos (exceto os recuperáveis junto ao fisco), bem como os
custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de
produtos acabados, materiais e serviços. Descontos comerciais, abatimentos e outros
itens semelhantes devem ser deduzidos na determinação do custo de aquisição. (NR)
(Nova Redação dada pela Revisão CPC nº. 1, de 8/01/2010)
Perceba que os impostos recuperáveis devem ser diminuidos do custo
de aquisição quando entram no estoque.
Entrada Saldo Estoque
Data Qtd. Vlr Unit. Vlr Total Qtd. Vlr Unit. Vlr Total
dez/13 70 15    1.050,00 70         15,00     1.050,00
2.12.2013 100 18,72    1.872,00 100         18,72     1.872,00
(2400-528)
Note que nesse tipo de apuração de custo de mercadoria, não deve 
haver relação com mercadorias adquiridas posteriormente, pois o custo
das mercadorias vai seguir a ordem em que foram adquiridas
as demais operações segue a mesma lógica:
Entrada Saldo Estoque
Data Qtd. Vlr Unit. Vlr Total Qtd. Vlr Unit. Vlr Total
dez/13 70          15,00    1.050,00 70         15,00     1.050,00
2.12.2013 100          18,72    1.872,00 100         18,72     1.872,00
23.12.2013 50          20,28    1.014,00 50         20,28     1.014,00
23.12.2013 60          18,20    1.092,00 60         18,20     1.092,00
Antes do dia 31.12.2013 tinhamos um total de 280 unidades.
No dia 31.12.2013 restavam um saldo de 120 unidades no estoque.
Ou seja, foram vendidas (280 - 120) 160 unidades
Vamos baixa do nosso estoque as 160 unidades vendidas:
Saldo Estoque   Baixas do Estoque  
Data Qtd. Vlr Unit. Vlr Total Qtd. Vlr Unit. Vlr Total
dez/13 70          15,00    1.050,00 70         15,00     1.050,00
2.12.2013 100          18,72    1.872,00 90         18,72     1.684,80
Total vendido 160     2.734,80
O restante das mercadorias vão permanecer no estoque:
Entrada Saldo Estoque
Data Qtd. Vlr Unit. Vlr Total Qtd. Vlr Unit. Vlr Total
2.12.2013 100          18,72    1.872,00 10         18,72         187,20
23.12.2013 50          20,28    1.014,00 50         20,28     1.014,00
23.12.2013 60          18,20    1.092,00 60         18,20     1.092,00
Note que no dia 02.12.2013 vão restar somente 10 unidades a 24,00 cada,
pois das 100 unidades que existia nesse dia, 90 foram vendidas.
Portanto o custo das mercadorias em 31.12.2013 será
o valor que foi baixado do estoque:
Saldo Estoque   Baixas do Estoque  
Data Qtd. Vlr Unit. Vlr Total Qtd. Vlr Unit. Vlr Total
dez/13 70          15,00    1.050,00 70         15,00     1.050,00
2.12.2013 100          18,72    1.872,00 90         18,72     1.684,80
Total vendido 160     2.734,80
Resposta correta letra C
Fonte: CPC (R1) - Estoques

Resolução Questão 4 Exame Suficiência Bacharel Contabilidade 01-2014

Uma sociedade empresária adota o sistema de inventário periódico e utiliza o
Método PEPS para controle dos estoques. O estoque inicial era de 70 unidades,
adquiridas ao custo unitário de R$15,00. No mês de dezembro de 2013, foram
feitas as seguintes aquisições:
Data Quantidade Total da Nota Impostos
Fiscal Recuperáveis
2.12.2013 100   2.400,00      528,00
23.12.2013 50   1.300,00      286,00
23.12.2013 60   1.400,00      308,00
Em 31.12.2013, o inventário indicou a existência de 120 unidades em estoque.
Com base nos dados informados, o Custo da Mercadoria Vendida em
dezembro de 2013 foi de:
a) R$2.293,20.
b) R$2.734,80.
c) R$3.042,00.
d) R$3.210,00.
Resolução:
O critério PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair) pressupõe 
que os itens de estoque que foram comprados ou produzidos 
primeiro sejam vendidos em primeiro lugar e, consequentemente,
 os itens que permanecerem em estoque no fim do período
sejam os mais recentemente comprados ou produzidos
Sendo assim, vamos montar uma tabela que controlará o estoque
bem como o custo dos produtos em cada período:
Primeiramente vamos informar o estoque inicial de 70 unidades
ao custo unitário de 15,00 em dezembro de 2013
Entrada Saldo Estoque
Data Qtd. Vlr Unit. Vlr Total Qtd. Vlr Unit. Vlr Total
dez/13 70 15  1.050,00 70          15,00    1.050,00
Agora vamos registrar a primeira operação. Lembrando que 
o custo de aquisição dos estoques compreende
 o preço de compra, os impostos de
importação e outros tributos (exceto os recuperáveis 
junto ao fisco), bem como os
custos de transporte, seguro, manuseio e outros 
diretamente atribuíveis à aquisição de
produtos acabados, materiais e serviços. 
Descontos comerciais, abatimentos e outros
itens semelhantes devem ser deduzidos na
 determinação do custo de aquisição. (NR)
Perceba que os impostos recuperáveis devem ser diminuidos do custo
de aquisição quando entram no estoque.
Entrada Saldo Estoque
Data Qtd. Vlr Unit. Vlr Total Qtd. Vlr Unit. Vlr Total
dez/13 70 15  1.050,00 70          15,00    1.050,00
2.12.2013 100 18,72   1.872,00 100          18,72     1.872,00
(2400-528)
Note que nesse tipo de apuração de custo de mercadoria, não deve 
haver relação com mercadorias adquiridas posteriormente, pois o custo
das mercadorias vai seguir a ordem em que foram adquiridas
as demais operações segue a mesma lógica:
Entrada Saldo Estoque
Data Qtd. Vlr Unit. Vlr Total Qtd. Vlr Unit. Vlr Total
dez/13 70         15,00   1.050,00 70          15,00    1.050,00
2.12.2013 100         18,72   1.872,00 100          18,72     1.872,00
23.12.2013 50         20,28   1.014,00 50          20,28     1.014,00
23.12.2013 60         18,20   1.092,00 60          18,20     1.092,00
Antes do dia 31.12.2013 tinhamos um total de 280 unidades.
No dia 31.12.2013 restavam um saldo de 120 unidades no estoque.
Ou seja, foram vendidas (280 - 120) 160 unidades
Vamos baixa do nosso estoque as 160 unidades vendidas:
Saldo Estoque   Baixas do Estoque  
Data Qtd. Vlr Unit. Vlr Total Qtd. Vlr Unit. Vlr Total
dez/13 70         15,00   1.050,00 70          15,00    1.050,00
2.12.2013 100         18,72   1.872,00 90          18,72     1.684,80
Total vendido 160     2.734,80
O restante das mercadorias vão permanecer no estoque:
Entrada Saldo Estoque
Data Qtd. Vlr Unit. Vlr Total Qtd. Vlr Unit. Vlr Total
2.12.2013 100         18,72   1.872,00 10          18,72         187,20
23.12.2013 50         20,28   1.014,00 50          20,28      1.014,00
23.12.2013 60         18,20   1.092,00 60          18,20      1.092,00
Note que no dia 02.12.2013 vão restar somente 10 unidades a 24,00 cada,
pois das 100 unidades que existia nesse dia, 90 foram vendidas.
Portanto o custo das mercadorias em 31.12.2013 será
o valor que foi baixado do estoque:
Saldo Estoque   Baixas do Estoque  
Data Qtd. Vlr Unit. Vlr Total Qtd. Vlr Unit. Vlr Total
dez/13 70         15,00   1.050,00 70          15,00      1.050,00
2.12.2013 100         18,72   1.872,00 90          18,72      1.684,80
Total vendido 160      2.734,80
Resposta correta letra B
Fonte: CPC 16 (R1) - Estoques

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Resolução Questão 1 Exame Suficiência Técnico Contabilidade 01-2014



Uma sociedade empresária mantém no seu estoque de produtos para venda as
mercadorias A, B e C. Os valores totais de custo de aquisição, preço de vendas
e previsão de gastos com vendas, para fins de cálculo do Valor Realizável
Líquido, na posição de 31.12.2013, estão detalhados a seguir:
MercadoriaCusto dePreçoGastos com
Aquisição de VendaVendas
A         420,00     500,00         100,00
B         650,00     900,00         130,00
C         900,00     850,00         170,00
Considerando o que determina a NBC TG 16 (R1) - Estoques, o saldo da
conta Estoques de Mercadorias em 31.12.2013 será de:
a) R$1.970,00.
b) R$1.850,00.
c) R$1.750,00.
d) R$1.730,00.





Resolução:
Vamos entender primeiramente o que é Valor Realizável
Liquido. De acordo com a NBC TG 16 (R1): 
É o preço de venda 
estimado no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados 
para sua conclusão e dos gastos estimados necessários
 para se concretizar a venda.
Agora vejamos como deve ser mensurados os estoques
Os estoques devem ser mensurados pelo valor 
de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor
Sendo assim, calculemos assim:
Valor Real. Liq = Preço de Venda - Gastos com Vendas
obs: Usar sempre o menor valor entre o valor realizavel liquido
e o custo de aquisição
MercadoriaCusto dePreçoGastos comValor MAIOR OU
Aquisição de VendaVendasRealizavelMENOR QUE
LiquidoCUSTO DE AQUISIÇÃO
A         420,00     500,00      100,00    400,00MENORUSA V.R.L
B         650,00     900,00      130,00    770,00MAIORUSA C.A
C         900,00     850,00      170,00    680,00MENORUSA V.R.L
LEGENDA
V.R.LValor Realizavel Liquido
C.ACusto de Aquisição
Então a soma fica assim:
Mercadoria
A         400,00
B         650,00
C         680,00
Total      1.730,00
Portanto resposta correta Letra D

Resolução Questão 2 Exame Suficiência Bacharel Contabilidade 01-2014

Uma sociedade empresária é arrendatária em um contrato de Arrendamento
Mercantil Financeiro. O valor presente das contraprestações é de R$280.000,00
e o valor justo do bem arrendado é de R$285.000,00. O contrato estabelece o
pagamento de 36 parcelas mensais de R$10.000,00.
O reconhecimento inicial da operação de arrendamento resultará em:
a) aumento de R$280.000,00 no Ativo e de R$280.000,00 no Passivo.
b) aumento de R$285.000,00 no Ativo e de R$285.000,00 no Passivo.
c) reconhecimento de R$280.000,00 como Despesa e de R$280.000,00 no Passivo.
d) reconhecimento de R$360.000,00 como Despesa e de R$360.000,00 no Passivo.
Resolução:
Primeiramente vamos destacar que existe dois tipos de arrendamento mercantil:
Financeiro: 
é aquele em que há transferência substancial
dos riscos e benefícios inerentes à propriedade de um ativo. O título de
propriedade pode ou não vir a ser transferido
Operacional:
é um arrendamento mercantil diferente de
um arrendamento mercantil financeiro.
Resguardadas suas particularidades, o arrendamento mercantil 
financeiro deve ser reconhecido no balanço do arrendatário (quem compra)
como ativo, espeficamente no Imobilizado ou intangível.
O valor a ser reconhecido é o valor justo do bem ou o valor
presente, se este for menor.
Vamos usar no reconhecimento inicial o valor presente
de 280.000,00, pois esse é o menor valor comparado com
o valor justo.
No caso do arrendamento mercantil operacional, será reconehcido somente 
os pagamentos das prestações em conta de despesa durante o prazo do 
arrendamento mercantil, como se fosse um aluguel.
Na nossa questão já está dizendo que se trata de um arrendamento
mercantil financeiro, então procedemos a contabilização da seguinte
forma:
Lembrando que os pagamentos mínimos do arrendamento 
mercantil devem ser segregados entre encargo financeiro
e principal
Principal      280.000,00
Encargos 80.000,00 (360.000,00 - 280.000,00)
Total 360.000,00 (10.000 x 36)
Agora, vamos à contabilização:
DB Ativo (Não Circulante) 280.000,00
DB Passivo (-)Encargo Financ. A Apropriar)        80.000,00
CR Passivo (Arrend. Merc. A Pagar)      360.000,00
Para finalizar vamos ter 
DEBITO ATIVO  280.000,00 aumento
DEBITO PASSIVO 80.000,00 diminui
obs: os encargos é uma conta retificadora
CREDITO PASSIVO 360.000,00 Aumento
Resumo:
(+) 280.000,00 ativo
(-)      280.000,00 passivo (360.000 - 80.000)
Resposta correta Letra A
Fonte: CPC 6 R(1) - Operações de Arrendamento Mercantil