segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Resolução questão 20 – Exame Suficiência Bacharel Ciências Contábeis 2014-2

Apesar da assertiva tratar no enunciado como questão de contabilidade pública, não se assuste, pois, podemos resolvê-la utilizando os mesmos conceitos da contabilidade privada, no que tange a Demonstração dos Fluxos de Caixa.

Vou procurar destacar em vermelho, as palavras que considero chave na questão.

(2)- Fluxo de Caixa dos Financiamentos – como o próprio nome já diz.
Compreende os recursos relacionados à captação e a amortização de empréstimos e financiamentos

(3)- Fluxo de Caixa dos Investimentos
Compreende os recursos relacionados à aquisição e à alienação de ativo não circulante, bem como os recebimentos em dinheiro por liquidação de adiantamentos ou amortização de empréstimos concedidos e outras operações de mesma natureza.

(1)- Fluxo de Caixa das operações – esta é a típica questão dada de bandeja, pois no final já diz que não se qualifica como investimento ou financiamento. Mas se não tivesse esta dica, poderíamos raciocinar no sentido de que as receitas originárias (decorrente de serviço ou produto) ou derivadas (receitas de impostos) decorrem das operações da ação pública.

Compreende os ingressos, inclusive as decorrentes receitas originárias e derivadas, e os desembolsos relacionados com a ação pública e os demais fluxos que não se qualificam como investimento ou financiamento.

Sequência correta 2,3,1


Resposta correta letra B

Nenhum comentário:

Postar um comentário