sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Questão 14 Exame Suficiência Bacharel Ciências Contábeis 2015-1

Resolução:

Considerações iniciais:
Atividades operacionais são as principais atividades geradoras de receita da entidade e outras atividades que não são de investimento e tampouco de financiamento.
Atividades de investimento são as referentes à aquisição e à venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa.
Atividades de financiamento são aquelas que resultam em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no capital de terceiros da entidade

Alternativa A:ERRADA
A saída do terreno para integralização de capital pode ser considerada como caixa consumido na atividade de investimento, porém, a entrada do terreno como forma de integralização do capital social não é demonstrada na DFC.

Alternativa B: CORRETA
Uma única transação pode incluir fluxos de caixa classificados em mais de uma atividade. Por exemplo, quando o desembolso de caixa para pagamento de empréstimo inclui tanto os juros como o principal, a parte dos juros pode ser classificada como atividade operacional, mas a parte do principal deve ser classificada como atividade de financiamento

Alternativa C: ERRADA
O lucro líquido é componente das atividades operacionais pelo MÉTODO INDIRETO.

Alternativa D: ERRADA
Pagamentos em caixa pelo arrendatário para redução do passivo relativo a arrendamento mercantil financeiro é atividade de FINANCIAMENTO.


Fonte: NBC TG 03 (R2) – DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA

Nenhum comentário:

Postar um comentário