domingo, 7 de setembro de 2014

Resolução Questão 42-Exame Suficiência Bacharel Em Contabilidade-2011-1

42. A Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis estabelece os conceitos que fundamentam a preparação e a apresentação de demonstrações contábeis destinadas a usuários externos. 

Com base nessa observação, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.  

( V )  Estão fora do alcance da Estrutura Conceitual informações financeiras elaboradas para fins exclusivamente fiscais. As informações fiscais devem constar das informações contábeis quando são relevantes e quando necessárias para orientar procedimentos adotados pela empresa. 

No caso exposto nesta questão o relatório foi constituído para fins fiscais (para o FISCO) e por este motivo não interessa aos usuários.

( F ) Uma qualidade essencial das informações apresentadas nas demonstrações contábeis é que elas sejam prontamente entendidas pelos usuários. Por esta razão, informações sobre assuntos complexos devem ser excluídas por serem de difícil entendimento para usuários que não conheçam as particularidades do negócio.

Somente se exclui da apresentação as informações não relevantes, as demais, por maior que seja sua complexidade devem sim fazer parte das informações contábeis.

( V ) Regime de Competência e Continuidade são apresentados na Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis como pressupostos básicos.

O importante neste ponto é saber o significado de pressuposto. No dicionário Hauaiss a definição conceitual informa: Pressuposto é o que se supõe anteriormente, também pode ser chamado de premissa ou pretexto.
Nesta definição a aplicação do Regime de Competência e Continuidade são sim pressupostos básicos, pois, já esta “pressuposta” sua aplicação.

( F ) Compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade são apresentadas na Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis como pressupostos básicos. 

Observando a definição conceitual de pressuposto já descrito acima, somente a confiabilidade seria um pressuposto, pois se supõe antes da confecção das informações contábeis que estas sejam confiáveis, porem a compreensibilidade, a relevância e a comparabilidade só serão realizadas ou constituídas após a conclusão das informações contábeis. Ora, os registros contábeis são realizados de todas as operaçãoes da empresa, sendo ou não relevantes, sendo ou não compreensivas para os usuários da contabilidade e sem o proposito inicial de comparação, haja visto, que se registra o fato para depois comparar se e somente se houver possibilidade de comparação.

A sequência CORRETA é: 
a) F, F, F, F.
b) F, F, V, F.
c) V, F, V, F.

d) V, V, V, F.
Resposta correta leta C

Nenhum comentário:

Postar um comentário