segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CPC atualiza Pronunciamentos. CFC e CVM ratificam

.

O CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) divulgaram a revisão de três Pronunciamentos Técnicos: o CPC 15 (R1) – Combinação de Negócios, CPC 19 (R1) – Investimento em Empreendimento Controlado em Conjunto (Joint Venture) e CPC 35 (R1) – Demonstrações Separadas.

As revisões foram necessárias, pois o Iasb (International Accounting Standards Board – Comitê Internacional de Contabilidade) realizou algumas alterações nos textos originais, que são o IAS 27 e 31 e o IFRS 3.

A revisão do CPC trouxe também algumas mudanças na redação dos textos para garantir que a aplicação dos Pronunciamentos Técnicos produza os mesmos reflexos contábeis que os documentos do Iasb.

Os Pronunciamentos podem ser lidos pelo site do CPC.

CFC ratifica CPC 15 (R1)

Por meio da Resolução nº 1.350, de 16 de junho de 2011, o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) deu nova redação à NBC TG 15 – Combinação de Negócios. O texto está de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 15 (R1), divulgado no dia 4 de agosto de 2011.

O intuito dessa Norma é “aprimorar a relevância, a confiabilidade e a comparabilidade das informações que a entidade fornece em suas demonstrações contábeis acerca de combinação de negócios e sobre seus efeitos”.

A Resolução foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 5 de agosto de 2011, e entrou em vigor na mesma data. Ela deve ser aplicada aos exercícios iniciados a partir de 1º de janeiro de 2011.

:: Portal do CRC SP ::


Nenhum comentário:

Postar um comentário