segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Comemore com os seus colegas: faça uma festa de final de ano na empresa

O final do ano está chegando e com ele as diversas comemorações, inclusive a da empresa.

Para ajudar você a organizar uma confraternização bem legal junto aos seus colegas de trabalho, o hagah dá algumas dicas.

A maioria das pessoas passa mais tempo no trabalho do que em qualquer outro lugar. Alguns colegas viram amigos, outros ainda não conhecemos muito bem, por isso é importante um momento onde todos possam se juntar em um abiente mais informal, conversar, se divertir e é claro desejar muitas coisas boas para o próximo ano.

>> Dicas de roupas femininas para ir à confraternização da empresa
A primeira coisa a se decidir é que tipo de festinha você e seus colegas estão a fim de fazer, levando em consideração o estilo de empresa que você trabalha e fazer algo que não fuja muito dos padrões da organização. Também é importante observar o quanto de verba se tem para realizar o evento. Algumas empresas pagam as confraternizações de final de ano, outras deixam para os funcionários fazerem uma "vaquinha" e realizarem do jeito que preferirem ou cobram ingresso dos colaboradores.
Se vocês forem realizar a confraternização na própria empresa, o melhor é marcar um horário perto do final do expediente. Logo que os colegas começarem a chegar pela manhã dá para enfeitar uma sala ou um cantinho do escritório (use balões, enfeites natalinos e outros artigos de festa) e já deixar tudo pronto para a hora da festinha. Chamem comidinhas fáceis de se comer em pé mesmo, como salgadinhos e docinhos. Para beber é ideal que seja refrigerante, pois as bebidas aloólicas não combinam com local de trabalho. Não esqueçam dos pratinhos e copinhos plásticos.
O amigo secreto pode ser revelado durante a festinha. Algumas empresas também costumam realizar sorteios com prêmios para os colaboradores. Lembre-se de que este é um momento de reflexão tanto da parte dos dirigentes quanto dos colaboradores, portanto é importante ressaltar as coisas boas que aconteceram durante o ano. Evite falar sobre os problemas e sobre suas insatisfações.
Vocês também podem optar por um jantar em um restaurante, mas lembre-se de fazer a reserva com certa antecedência. Avise o horário e local pelo e-mail profissional. O mesmo vale caso vocês escolham um pub para fazer um happy hour, mas esta opção é mais informal e requer cuidado como não exagerar na bebida. Os presentes do amigo secreto também podem ser trocados nestes locais. Levar ou não familiares e acompanhantes vai depender do que o grupo decidiu antecipadamente.
Se a ideia do grupo é fazer um festão, vocês podem alugar um salão de festas e contratar bufê, bebidas, DJ, garçons e até decoradores. Obviamente a festa irá custar mais caro e se os familiares estiverem convidados é importante estabelecer quantas pessoas cada colaborador pode levar. Saiba que este tipo de festa é feito para todos se divertirem, mas não esqueça da moderação.
Passar alguns momentos em um local ao ar livre pode ser uma ótima oportunidade para relaxar e se divertir junto dos colegas. Alguns sítios e espaços de lazer em meio a natureza oferecem atividades e refeições especiais para empresas realizarem suas confraternizações. Neste tipo de local é ideal que apenas os funcionários compareçam, sem familiares.
O Amigo secreto:

- Lembre-se das preferências, gostos e peculiaridades da pessoa. Se você não conhece muito bem o seu amigo secreto pergunte à pessoas próximas do que ele gosta.
- Respeite o valor do presente decidido pelo grupo
- Não repasse presentes que você não gostou, dá pra notar quando o presente é de segunda mão
- Mesmo não gostando do seu presente, não demonstre isso
- Dê presentes que possam ser trocados
- Não dê presentes pessoais como lingerie, perfumes e etc
- Na hora de descrever seu amigo ressalte apenas as qualidades
Etiqueta na festa da empresa:
- Só leve acompanhante se for decidido antecipadamente que pode
- Não use saias curtas e decotes. Os homens devem preferir camisa e calça
- Não chegue atrasado e evite ficar pouquíssimo tempo
- Não fale mal da chefia, dos colegas ou da organização
- Beba com moderação
- É melhor não paquerar na festa da empresa.

HAGAH RS
fonte: RH Portal

Nenhum comentário:

Postar um comentário