sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Vans que fazem transporte coletivo poderão ser isentas de imposto


Zoinho quer estender às vans isenção de tributo já garantida aos ônibus e táxis. Tramita na Câmara o Projeto de Lei 2977/11, do deputado Zoinho (PR-RJ), que isenta do pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) as vans de fabricação nacional utilizadas no transporte coletivo de passageiros. A desoneração incidirá sobre todos os equipamentos adquiridos para o veículo, mesmo os que não forem originais de fábrica, e desde que ele seja conduzido por motorista devidamente registrado.
Segundo o deputado Zoinho, o objetivo do projeto é estender às vans o tratamento já dispensado aos ônibus coletivos e táxis, que são isentos do tributo. Ele acredita que a desoneração poderá ajudar na discussão sobre a necessidade de regularização das vans, que ocupam nichos não atendidos por outros tipos de transporte coletivo.
O PL 2977 estabelece ainda que o IPI só será recolhido caso o veículo seja vendido antes de dois anos de uso para pessoas sem registro de motorista de transporte coletivo. Nesse caso, o tributo será atualizado, incidindo sobre ele eventuais multas e juros de mora previstos na legislação para as hipóteses de fraude ou falta de pagamento do imposto.
Tramitação
O projeto foi apensado ao PL 6880/06 e será analisado, em regime de prioridade e caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta: PL-2977/2011
Agência Câmara 

Um comentário:

  1. Como a quantidade de vans vem aumentando em todas as cidades, e sabemos que o transporte coletivo é uma ótima alternativa para evitarmos os engarrafamentos, redução de emissão de gases e consequente preservação ambiental, considero extremamente interessante todo incentivo (isenção) que contribua para ambos: governo e contribuinte.

    ResponderExcluir