sábado, 7 de julho de 2018

Resolução Questão 1 Exame Suficiência 2017_2


De acordo com a NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL – ESTRUTURA CONCEITUAL PARA ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE RELATÓRIO CONTÁBIL-FINANCEIRO, os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido.
Considerando-se essa afirmativa, julgue os itens relativos aos ativos, passivos e ao patrimônio líquido como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
I.                    Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade.
II.                  Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos.
III.                Patrimônio Líquido é o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos. A sequência CORRETA é:
a) F, F, V.
b) F, V, F.
c) V, V, V.
d) V, F, F.

Resolução:
Questão puramente conceitual. Algumas definições são relevantes no entendimento das questões para conseguir resolvê-las. Este é um exemplo. Mas existem outros como: Valor depreciável, valor justo , valor presente, valor contábil, Impairment, características da informação contábil, Elementos das demonstrações contábeis, dentre outros. A dica é ficar a par dos conceitos novos trazidos pelas Normas Internacionais de Contabilidade.

De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual:
(a)    ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade;
(b)   passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos;
(c)    patrimônio líquido é o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.

Obs: Destaquei as palavras chaves.

Gabarito letra C

Fonte: NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário